segunda-feira, 30 de abril de 2012

O grande salto: China e Chile




              De acordo com pesquisa feita pelo site Radar Comercial do MDIC, sobre os anos de 2009 a 2011, é notável  o aparecimento de  um grande concorrente do Brasil no setor de polpas e purês de frutas: A China e o Chile.
       A China que  até o ano de  2.009 não participara da venda destes produtos no mercado mundial, iniciou suas atividades  com um grande salto de 2010 para 2011 em vendas deste produto para o maior comprador do Brasil, o Paraguai,  iniciando em 2.010 com venda neste setor de   U$$ 51.000,00  e indo para U$$ 522.000,00 em 2.011. E o Chile  que  iniciou no ano de 2.010 neste setor,   foi de  U$$ 28.000,00 foi para  U$$ 227.000,00 em  2.011 em vendas para o 2° maior comprador do Brasil atualmente, o Reino Unido. 
         Isto representa ao Brasil  uma nova idéia de investimento no mercado mundial, por outro lado representa    novos potenciais entrando na concorrência deste segmento.  
         É preciso que o Brasil tome como exemplo  estes países para uma motivação inicial. É preciso que se  invista em mão de obra e tecnologia na produção destes produtos, para que  a nossa fruta brasileira entre com uma versão nova no mercado mundial. Há no Brasil uma diversidade incrível de frutas com inúmeras utilidades a serem exploradas  no Comércio Mundial. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário