segunda-feira, 30 de abril de 2012
O grande salto: China e Chile
De acordo com pesquisa feita pelo site Radar Comercial do MDIC, sobre os anos de 2009 a 2011, é notável o aparecimento de um grande concorrente do Brasil no setor de polpas e purês de frutas: A China e o Chile.
A China que até o ano de 2.009 não participara da venda destes produtos no mercado mundial, iniciou suas atividades com um grande salto de 2010 para 2011 em vendas deste produto para o maior comprador do Brasil, o Paraguai, iniciando em 2.010 com venda neste setor de U$$ 51.000,00 e indo para U$$ 522.000,00 em 2.011. E o Chile que iniciou no ano de 2.010 neste setor, foi de U$$ 28.000,00 foi para U$$ 227.000,00 em 2.011 em vendas para o 2° maior comprador do Brasil atualmente, o Reino Unido.
Isto representa ao Brasil uma nova idéia de investimento no mercado mundial, por outro lado representa novos potenciais entrando na concorrência deste segmento.
É preciso que o Brasil tome como exemplo estes países para uma motivação inicial. É preciso que se invista em mão de obra e tecnologia na produção destes produtos, para que a nossa fruta brasileira entre com uma versão nova no mercado mundial. Há no Brasil uma diversidade incrível de frutas com inúmeras utilidades a serem exploradas no Comércio Mundial.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário