" As polpas são produtos obtidos pela extração do extrato aquoso das frutas. “Sob o ponto de vista técnico legal, é o produto não fermentado, não concentrado, não diluído(...), com um teor mínimo de sólidos totais, provavelmente da parte comestível da fruta, estabelecido legalmente para cada tipo de fruta utilizada” (IBRAF, 2007: 23). As polpas são geralmente fornecidas congeladas, sendo destinadas ao consumo intermediário (para transformação secundária) ou final. “São normalmente comercializados em envelopes plásticos de 100 g em um conjunto de 4 unidades para o mercado consumidor. Para o mercado institucional são oferecidos em embalagens plásticas flexíveis com pesos variados de 2,5 a 5 litros” (IBRAF,2007: 25).
Definição de Purê de Frutas pelo NESH ( Notas Explicativas do Sistema Harmonizado de Designação decodificação de Mercadorias )
"Os purês de frutas
são preparados a partir de polpas de frutas peneiradas, ou de frutas de casca
rija, mesmo adicionadas de açúcar, por cozimento prolongado a fim de se obter
uma consistência mais ou menos pastosa. Diferenciam-se dos doces pela sua forte
concentração de frutas e por uma consistência mais branda."
De acordo com o site A Feira- da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
“ O purê ou polpa de qualquer fruta é o produto processado que visa substituir a fruta na ausência desta, ou seja, fora da época da safra ou na impossibilidade de compra em outros locais (preço, distância, etc.).
Para obter a polpa ou purê, as frutas são selecionadas, despolpadas, têm acidez corrigida e são pasteurizadas. A conversão desta polpa pode ser feita por resfriamento, congelamento, adição de conservantes químicos ou em embalagens assépticas.”
Nenhum comentário:
Postar um comentário