quarta-feira, 2 de maio de 2012

Europa e o consumo de purê de frutas.

   

      

   Os europeus são ótimos consumidores de frutas. Mas eles são bem exigentes. Eles valorizam a qualidade superior do produto, frutas vendidas já pronta para o consumo e embalagens especiais.  

   Este é um dos motivos do crescimento da polpa ou o purê de  frutas nesta região.  Um outro fator  que  faz os europeus serem um grande consumidor destes produtos,  é que  a panificação, confeitaria, sorvetes e bombons  estão na cultura deles e isto exige a utilização da polpa de frutas.      Sabe-se que  os maiores exportadores   para o Reino Unido, são os seus próprios  vizinhos, países de seu continente que por estarem no mesmo bloco econômico, possuem  preferências tarifárias de venda e compra.      Sabendo disto então, o que pode fazer crescer o mercado de purê de frutas brasileiras  na Europa,  sendo que o próprio  continente é um produtor e vendedor ?    É como  questionar,  o porquê de o país do futebol contratar jogadores  estrangeiros para jogar em  times nacionais.       É como questionar  por que  o país do café, consome o "capuccino" italiano.     Diante disto fica a questão : Como fazer o vendedor se tornar o comprador ?     Investindo em qualidade de produção, e principalmente em Inovação. A pesquisa abaixo, feita pelo site Radar Comercial do MDIC (Ministério do Desenvolvimento Indústria e Comércio Exterior), sobre os anos de 2009 a 2011, indica que a exportação deste tipo de produto de alguns  países europeus para o próprio Reino Unido, não obteve grande crescimento,  mas tem uma relação de compra e venda estável. Portanto isto  representa que o não houve muitas  novidades, nem em  explorar  novas frutas, nem em produção no segmento.Isto pode ser uma grande porta de entrada para o Brasil ,que  deve se aproveitar desta falta de inovação e se lançar neste mercado na Europa.  








Na mesma pesquisa é notado a ascensão dos países do leste europeu no Reino Unido. Isto representa  que os países  não atingidos pela crise européia, se tornaram vendedores deste produto para ele.Também  indica um fator cambial determinado as suas relações, o que pode ser outro indício positivo para o Brasil de entrada na Europa, muito mais agora que o continente se recupera de uma grande crise econômica. 

  Investir também na produção  de purê e polpas de frutas no Brasil é algo  fundamental, não só para a entrada na Europa mas no mundo inteiro, pois o que faz  este tipo de produto ser competitivo é a qualidade da sua produção(como ele é feito, refinado, conservado) e a diversificação das frutas exportadas(exploração da diversidade de frutas do Brasil).  De acordo com o site biblioteca Sebrae: 
 " Na Indústria alimentícia (da Europa) : destaca-se a procura para diferentes utilizações. Empresas alemãs mostraram-se interessadas na importação de frutas brasileiras para utilização em confeitaria, bombons e sorvetes, destacando-se frutas liofilizadas (abacaxi, banana, maçã etc.),  nuts(como castanhas do Pará e de caju) e, potencialmente, polpa de frutas congeladas"



http://www.biblioteca.sebrae.com.br/bds/bds.nsf/8D7C26EB10CA94AC832578C4005EA17F/$File/NT0004625A.pdf









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