Os europeus são ótimos consumidores de frutas. Mas eles são bem exigentes. Eles valorizam a qualidade superior do produto, frutas vendidas já pronta para o consumo e embalagens especiais.
Este é um dos motivos do crescimento da polpa ou o purê de frutas nesta região. Um outro fator que faz os europeus serem um grande consumidor destes produtos, é que a panificação, confeitaria, sorvetes e bombons estão na cultura deles e isto exige a utilização da polpa de frutas. Sabe-se que os maiores exportadores para o Reino Unido, são os seus próprios vizinhos, países de seu continente que por estarem no mesmo bloco econômico, possuem preferências tarifárias de venda e compra. Sabendo disto então, o que pode fazer crescer o mercado de purê de frutas brasileiras na Europa, sendo que o próprio continente é um produtor e vendedor ? É como questionar, o porquê de o país do futebol contratar jogadores estrangeiros para jogar em times nacionais. É como questionar por que o país do café, consome o "capuccino" italiano. Diante disto fica a questão : Como fazer o vendedor se tornar o comprador ? Investindo em qualidade de produção, e principalmente em Inovação. A pesquisa abaixo, feita pelo site Radar Comercial do MDIC (Ministério do Desenvolvimento Indústria e Comércio Exterior), sobre os anos de 2009 a 2011, indica que a exportação deste tipo de produto de alguns países europeus para o próprio Reino Unido, não obteve grande crescimento, mas tem uma relação de compra e venda estável. Portanto isto representa que o não houve muitas novidades, nem em explorar novas frutas, nem em produção no segmento.Isto pode ser uma grande porta de entrada para o Brasil ,que deve se aproveitar desta falta de inovação e se lançar neste mercado na Europa.
Investir também na produção de purê e polpas de frutas no Brasil é algo fundamental, não só para a entrada na Europa mas no mundo inteiro, pois o que faz este tipo de produto ser competitivo é a qualidade da sua produção(como ele é feito, refinado, conservado) e a diversificação das frutas exportadas(exploração da diversidade de frutas do Brasil). De acordo com o site biblioteca Sebrae:
" Na Indústria alimentícia (da Europa) : destaca-se a procura para diferentes utilizações. Empresas alemãs mostraram-se interessadas na importação de frutas brasileiras para utilização em confeitaria, bombons e sorvetes, destacando-se frutas liofilizadas (abacaxi, banana, maçã etc.), nuts(como castanhas do Pará e de caju) e, potencialmente, polpa de frutas congeladas"
http://www.biblioteca.sebrae.com.br/bds/bds.nsf/8D7C26EB10CA94AC832578C4005EA17F/$File/NT0004625A.pdf
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